Texto retirado da reportagem do Jornal da Cidade / Janaína Cruz
terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
São Lucas e Primavera terão que definir local para pediatria
Texto retirado da reportagem do Jornal da Cidade / Janaína Cruz
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
Urgência Pediátrica do Hospital Santa Isabel volta a funcionar
Após 70 dias sem funcionamento, a urgência pediátrica do Hospital Santa Izabel voltou a funcionar na manhã desta terça-feira, 16. A promotora do Ministério Público Estadual (MPE), Euza Missano, esteve no hospital e constatou o restabelecimento do atendimento a crianças. Ela destacou que a crise da pediatria, que foi um dos principais problemas do ano passado e início desse ano, começa a ser normalizada.
“Em relação aos hospitais públicos, com essa reabertura e o fechamento das escalas da pediatra do Hospital da Zona Sul o problema começa a ser sanado. Além do Santa Izabel, os pais também contam com 10 leitos de urgência pediátrica do Huse”, afirma.
Com a reabertura da Urgência Pediátrica, o hospital Santa Izabel passa a contar com 10 leitos de observação, 35 de internamento e uma escala de dois pediatras por plantão, além de um médico
UTI
O Hospital Santa Izabel ainda não reabriu a UTI pediátrica, pois não possui um tomógrafo. De acordo com coordenador administrativo do hospital, Douglas Rosendo, as salas estão prontas e equipadas, mas existe uma determinação do Ministério da Saúde de que o hospital deve possuir um tomógrafo para que a UTI seja reaberta.
“No meu entendimento já poderia estar funcionando, porque existem tomógrafos em outros hospitais e caso fosse necessário o paciente seria transferido. As salas já estão equipadas, mas falta o tomógrafo e estamos viabilizando recursos”, explica o coordenador, salientando que 98% do atendimento do hospital são de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
A promotora espera que o funcionamento dos sete leitos de UTI seja restabelecido o quanto antes.
Por Kátia Susanna Portal Infonet
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
Jornal Cinform debate situação da pediatria em Sergipe
O debate teve a mediação do jornalista Jozailto Lima, Cinform
Karinna Drummond, do SOS Criança no debate sobre situação da pediatria em Sergipe.
Foi realizado ontem à noite na sede do jornal Cinform, debate sobre a situação da pediatria em Sergipe. Participaram das discussões o secretário estadual de Saúde Antônio Carlos Guimarães, o secretário municipal adjunto de saúde Paulo Sérgio Nunes, a promotora Euza Missano, o diretor do hospital Primavera Alvimar Rodrigues e a presidente da sociedade sergipana de pediatria Glória Tereza. Foram convidados vários representantes da saúde da criança e demais interessados na situação pela qual passa a pediatria em Sergipe. O SOS Criança foi convidado para participar dos debates como mobilizador da sociedade civil organizada. Por mais de duas horas, todos discutiram os motivos pelos quais a pediatria chegou a esse momento de crise. As avaliações foram amplas e aprofundadas e apontaram responsabilidades de todos os envolvidos a exemplo do setor público e privado.